•  

    sexta-feira, 4 de abril de 2014

    How I met your mother [finale]


    Finais polêmicos são sempre interessantes de se debater. Ainda mais em uma série. 
    Uma série já pode se considerar sortuda o suficiente para chegar em um final, já que milhões de séries são lançadas todos os anos, e milhares também são canceladas.
    Para uma série durar 9 anos, algo bom ter que ter, e principalmente, uma boa audiência. E nesse quesito, HIMYM sempre fez bem a sua lição de casa.

    Lembro que comecei a assistir a série por causa do Cauê que me indicou insanamente, na época em que discutíamos qual era melhor: himym x friends (e ainda continuo com meu argumento firme e forte de que nenhuma sitcom ou qualquer outra série se compare com friends).
    Também lembro que no começo tive dificuldade de me adaptar com a Lily, ver ela como Lily, já que fechava os olhos e a via como a Michelle de American Pie, ou então aquela doida varrida que fez "uma comédia nada romântica", totalmente diferente do seu papel de Lily. E hoje, bem, hoje não a consigo ver de outra maneira, o que é bom, já que ela não ficou rotulada na minha visão.

    Devo começar o meu texto dizendo que faço parte da minoria, bem da minoria mesmo, que gostou do final; assim como também faço parte da minoria que gostou do final de Lost.
    Explico o porquê:

    Apesar de achar algumas coisas enfadonhas, eu consegui ver um sentido e um laço em toda essa proposta do HIMYM. Como muitos devem saber, o final esteve sempre decidido, desde lá, do comecinho, e nem nada, muito menos os telespectadores mudaram a opinião dos diretores, e de certa forma aplaudo em pé, arriscar e não ter medo, manter aquilo que se acha certo e enfrentar uma multidão de raivosos, bem, não é qualquer um que tem peito, o que não foi o caso dos criadores do sitcom. E por isso, eu os respeito.

    Vamos por parte.

    Robin e Barney
    Nada poderia me deixar mais feliz do que os dois separados. Nunca, e digo isso com a maior felicidade do mundo: NUNCA gostei dos dois juntos. Sempre gostei do Barney sendo o Barney. Sempre gostei do Barney com a sua "viva la vida louca", seu Playbook, suas cantadas infalíveis, enfim, Barney sendo Barney. E sinceramente não conseguia ver ele desse jeito com a Robin.
    A única personagem que eu vi encaixando perfeitamente com o Barney foi a Quinn, e acho que talvez, se tivesse sido com ela o casamento desde o começo, a decepção não seria geral.
    Sinceramente não me surpreende de NADA Barney e Robin não terem conseguido fazer o casamento dar certo. Já que ambos são SIM egocêntricos, preguiçosos em relação a relacionamento, e desencanados demais. 
    E bem, nunca gostei dos dois juntos, pelo simples fato de achar tudo uma traição e uma facada por trás das costas do Ted, que querendo ou não foi quem a introduziu no grupo, apresentou-a aos amigos, e proporcionou a ela TANTAS, e tantas coisas. O medalhão é só uma delas. 
    Amar alguém por 9 anos, incondicionalmente, e ver o seu melhor amigo casando com a mulher dos seus sonhos, não é fácil, e assim, já começou errado. Já começou tudo errado... Eu levo a sério demais meus amigos pra não ter consideração com o coração deles, e definitivamente, nem Barney nem Robin pensaram em Ted. E por quê? Porque ambos são egoístas, mais um de vários motivos para o casamento não ter dado certo.
    Robin viajando e não dando atenção pro marido, e Barney também não fazendo o mínimo esforço pra manter aquilo que tinha. Me atrevo a dizer até que 3 anos durou bastante para o casal.
    A verdade é que as pessoas não aceitam o fato de que divórcios acontecem, e casamentos algumas vezes não dão certo. As pessoas veem tanto isso na realidade, que não querem ver isso nas fantasias. Mas são poucas as séries que tem a coragem de fazer o que os diretores fizeram, e mostrar que a vida as vezes, não termina do jeito que a gente planejou. (No caso, o casamento, o "feliz para sempre").


    Barney
    Em relação ao Barney, muita gente viu seu divórcio com Robin como um retrocesso, que os roteiristas ficaram construindo um novo caráter pra ele por tanto tempo, pra depois ele ter voltado a ser o Barney mulherengo e safado de sempre.
    Sim, de fato ele voltou a ser o que era. Ou de FATO ele nunca mudou.
    Como não se apegar ao discurso que ele dá para os amigos na mesa do McLauren's?
    "Esse sou eu, esse é quem eu sou, aceitem isso, certo?"
    Se os próprios amigos de Barney ficaram com cara de cu, e viram de fato que aquele era e sempre fora o Stinson, e conseguiram o aceitar, por que nós não se foi por esse Barney louco que nos apaixonamos logo de cara? Achei o discurso sobre aceitarem ele maravilhoso. 
    Bem... Barney pode ter "retrocedido", mas ele evoluiu, a se evoluiu, e tudo se dá ao fato da pequena filhinha dele:


    Não teve como não se emocionar com o discurso que Barney usava para enganar garotas, usando verdadeiramente e de coração para aquela pequena criaturinha que ele segurava nos braços.
    "Tudo que é meu, é seu. Você é o amor da minha vida".
    Esse diálogo nada mais mostra de que Barney não precisa de uma esposa para preencher o seu coração, e de que ele não terá esse amor na vida dele, afinal "se não rolou com a Robin, não vai rolar com mais ninguém", ele achou o amor ali, na filha dele. 
    E SIM, depois do nascimento da filha dele ele mudou. E o que mudou ele não foi uma mulher com silicone ou uma aliança no dedo, novamente, foi a paternidade. Barney depois de ser pai, não retrocedeu como muitos estão argumentando. Ou vocês esqueceram da conversa dele com as 2 garotas no bar dizendo que era muito cedo para beber, que a roupa delas estavam curtas demais, e para elas irem pra casa porque provavelmente tinham pais preocupados com as mesmas?
    Barney evoluiu, e não foi preciso de um par de seios para provocar essa mudança nele. Ele encontrou o amor ali, na sua pequenina. E essa foi uma das cenas mais lindas que vi dentre todas as séries.


    Ted e Robin
    Bem... eu gostava dos 2 no começo, e sempre tomei as dores do Ted, passei a odiar a Robin por 7/8 temporadas principalmente por ele. Mas estava ali, e sempre esteve... O final não era óbvio pra muita gente, mas no fundo, bem lá no fundo, eu sabia que no final seria os dois, e que os roteiristas iriam de qualquer forma achar um jeito de introduzir a Robin na vida de Ted de volta, e que isso no final seria um plot com reviravoltas, e eu não estava errada.
    É engraçado, quando a gente sabe, a gente sabe. Tava ali, só não viu quem não quis.
    Foi a Robin, foi sempre a Robin, e nada iria mudar aquilo.
    Pode não ter sido sempre o Ted, e ainda acho que o Ted de longe merece alguém melhor, como a Tracy (mother), mas como alguém que já conheceu o amor de perto e consegue enxergar quando vê... a gente já aprende a esperar e não se surpreender tanto.
    A cena final mexeu comigo, e mesmo odiando a Robin incondicionalmente, só comprovou mais o meu amor pelo Ted. E de que mais uma vez, sempre foi ela. É realmente uma pena ela ter demorado tanto tempo pra dar valor ao cara que sempre a amou e fez tudo por ela incondicionalmente. 
    Mas creio que ela tenha sofrido e pagados seus pecados, e pra não dizer besteira, ou já dizendo, creio que Robin já tenha percebido a merda que fez naquele dia do casamento, no dia do medalhão. NÃO, melhor, ela já tinha percebido a CAGADA que fez, quando sua mãe perguntou se ela tinha alguém que estava sempre ali por ela, e que fazia tudo por ela.
    Quem veio na cabeça dela? Definitivamente não foi o Barney.
    Chorem, mas não foi. E vocês sabem. Não viu quem não quis.



    Ted e Mother

    Mother é uma linda, e é a outra metade de Ted. Ela merecia ter um final digno com ele, porque ela era a merecedora de Ted Mosby!
    Apesar do meu coração ser dividido e tendo ficado feliz com o final, achei triste a maneira como se livraram da mother, assim... tão facilmente.
    Senti muita a falta do sofrimento do Ted em relação a morte de Tracy. Ainda mais por ser o Ted, que quando ama, ama incondicionalmente, e do jeito que ele sempre falou da Mother, com tanto carinho, compaixão, e dizendo que não existia mulher igual a ela, ficou esse vazio, esse vácuo. Senti falta pois não vi uma lágrima rolar do rosto do Ted pela morte de sua querida Tracy.
    Eu entendo que não dá pra fazer tudo em um finale de 48 minutos, e que as coisas ficariam apressadas, até porque se eles começassem a fazer esse desenrolar nos últimos episódios anterior ao finale, ele não seria chocante e surpreendente como foi, e as pessoas já iam sacar o que ia rolar. Mas ainda assim senti esse vazio no sofrimento dele após a morte dela, e senti que a personagem foi descartada de uma maneira muito fácil, como se toda a história que ele contou de como conheceu a mãe, na verdade foi só pelo simples fato de querer pedir aos filhos permissão para poder sair com a Robin.
    A minha impressão, infelizmente, é de que a Mother e o Barney foram os impecilhos para a felicidade de Ted e Robin (o que de fato não é verdade, mas deu a impressão pelo bolo que aconteceu no último episódio) e que na verdade HIMYM sempre girou em torno de TED E ROBIN. 
    Por que não então o nome de: "How I met your stepmother"?
    Eu sei lá, esperava que a morte dela fosse mais tocante, mais focada. Sei que seria triste demais ter um funeral em um sitcom de comédia, ainda mais em uma season finale, mas talvez, mostrar ele no cemitério, anos depois, "conversando" com a Mother sobre "começar a sua vida de novo", ou alguma espécie de emoção de Ted mostrando que Tracy não foi como as outras que passaram pela vida dele como nas 9 temporadas...

    Mas como eu disse, eles retrataram não uma fantasia, o que queremos ver, mas uma realidade.
    Casamentos acabam, pessoas morrem, e nem tudo termina do jeito que a gente quer. O final da série foi real, e não bobo. A galera tá assistindo muita novela da rede globo, e confundindo as coisinhas.
    HIMYM não é novela das 8 pra ter sempre o final feliz, e do jeito que vocês querem.

    E mais uma vez, eu dou ênfase, SEMPRE foi  Robin, ele viveu uma história de amor linda com a Tracy, but... It's always been Robin. É tão simples, tava tão lá... e ninguém, NINGUÉM quis ver. Por isso se decepcionaram. Se a gente for parar para analisarmos, a série nunca foi sobre a Mother de fato, e sim sobre a jornada de Ted. Ted e Robin não deram certo no começo porque tinham planos opostos, ela com seu trabalho e ele com a ideia de encontrar a mulher ideal e formar uma família. Nos anos que passaram separados ambos seguiram seus caminhos, por isso a Mother não foi um emprecilho, nem uma personagem sem importância; ela foi responsável por realizar o sonho de Ted, e enquanto estavam juntos, se amaram incondicionalmente. A verdade é, e foi isso que os autores quiseram passar: Que não há conto de fadas, a vida é cheia de altos e baixos e pessoas vem e vão!
    As pessoas tendem a dizer que passaram a última temporada inteira mostrando o casamento da Robin e do Barney. Na verdade, cada um vê do jeito que gostaria que fosse, para mim a temporada inteira foi a demonstração do sofrimento do Ted em ver a mulher da vida dele casando com seu melhor amigo. Eu torcia pelo Ted, e fiquei feliz sabe por quê? Porque no final ele ficou com as únicas duas garotas que amou!

    *Todas as cenas da Lily emocionada quase me mataram de chorar. Ótima atuação da Alyson Hannigan.
    * Ri muito com a parte da Tracy contando ao Ted que gostaria de caber no vestido, e Barney dizendo que ela iria colocar silicone. TÃO BARNEY.
    *Ted sempre nos mostrou que por mais dolorosa que a vida seja, no final do arco íris, sempre há um pote de ouro. A Lily e o Marshall nos mostraram a importância da cumplicidade e do companheirismo, assim como é bom não levar a vida tão a sério. O Barney, nos mostrou que a vida deve ser vivida intensamente. Já a Robin, mostrou que mesmo cometendo erros, se perdendo em alguns momentos, sempre existem segundas chances.

    E para acabar, me doeu ouvir a Penny dizendo: “Essa não foi uma história de como você conheceu a “Mom”, pois ela quase não aparece nela. Essa foi uma história de como você se apaixonou pela Tia Robin”. Mas... verdade seja dita!





    @nati_nina

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário



    @nati_nina

    @nati_nina